Renegociação da dívida é a prioridade da Grécia

Novo PM grego diz que renegociação da dívida pública da Grécia e o fim das medidas de austeridade são das principais prioridades do Governo.

O novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou hoje que uma das prioridades do novo Governo será "a renegociação da dívida com os seus parceiros, com vista a uma solução benéfica para todos".

"Teremos um plano grego para fazer reformas sem incorrer em défice, mas sem as asfixiantes obrigações" dos últimos anos, disse Tsipras, no seu primeiro Conselho de Ministros.

Na noite de domingo, o líder do Syriza e novo primeiro-ministro, Alexis Tsipras, reiterou no discurso de vitória a sua intenção de renegociar com os credores uma "nova solução viável" para a Grécia, designadamente ao nível da dívida helénica.

O programa económico do Syriza prevê, entre os seus principais pontos, o fim das medidas de austeridade e a renegociação da dívida pública da Grécia.

A dívida grega eleva-se a mais de 315 mil milhões de euros. O Eurostat fala em 315,5 mil milhões de euros no final de setembro de 2014, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) indica 324 mil milhões de euros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG