Quem é o novo ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis?

Varoufakis é um economista e professor universitário, e agora vai ser o cérebro económico do governo de Tsipras.

O novo ministro das Finanças do Governo grego, Yanis Varoufakis, é um economista e professor reconhecido a nível internacional que deixa o mundo académico para se tornar o cérebro económico do executivo de esquerda de Alexis Tsipras.

Uma das suas funções como ministro das Finanças do Governo grego será, juntamente com o resto da equipa económica formada por especialistas do partido Syriza, negociar com a troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) a restruturação da dívida da Grécia.

Varoufakis defendeu, em declarações recentes, a necessidade de se sentar com os credores para debater "a melhor forma de reorganizar o pagamento da dívida grega", evitando uma "abordagem de confrontação".

Nascido a 24 de março de 1961 em Atenas, Varoufakis tem dupla nacionalidade, grega e australiana, licenciou-se em Matemática e Estatística e doutorou-se em Economia na Universidade de Essex, no Reino Unido, em 1987.

Nessa mesma universidade, foi professor de Economia e Econometria, cargo que também desempenhou em centros universitários de East Anglia, Cambridge, Glasgow, Texas e Sydney, até que em 2000 decidiu regressar à Grécia natal para lecionar Teoria Económica na Universidade de Atenas, lugar que agora abandonará.

Participou ativamente no debate dos últimos anos sobre a crise do euro, surgida em 2008, à qual dedicou livros e ensaios.

Entre eles, destaca-se a obra "O Minotauro Global", uma análise sobre as causas da crise económica global, e "A Modest Proposal" (Uma Proposta Modesta), em que propõe soluções para acabar com a atual falência económica e que publicou em 2010 juntamente com o também economista Stuart Holland e James K. Galbraith.

Antes de aderir, como assessor, ao Syriza, o novo titular das Finanças gregas foi, de 2004 a 2006, assessor económico no Governo do social-democrata Yorgos Padandreu, em relação a cujas políticas foi, depois, muito crítico.

Também conhecido por colaborar como analista económico em vários meios de comunicação, como BBC, CNN e Sky News, é igualmente conhecido pelo seu blog, em que analisa a atualidade política e económica de uma perspetiva pessoal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG