Quatro mortos e 11 desaparecidos em colisão de navios

A colisão de dois navios no Mar do Norte provocou já quatro mortos e 11 desaparecidos, informam os serviços de socorro holandeses, que conseguiram resgatar 13 tripulantes.

A embarcação, de 148 metros, 'Baltic Ace', com uma carga de automóveis e 24 tripulantes, chocou com o navio de contentores 'Corvus J.', de 134 metros, acabando por afundar.

"Encontramos botes salva vidas e as pessoas estão a ser retiradas por helicópteros", disse à agência AFP o porta-voz da guarda costeira local, Peter Verburg.

Cerca das 22:00 locais (21:00 em Portugal), 11 membros da tripulação já haviam sido resgatados por helicópteros e outros dois por navios que se encontravam na área e que também estiveram a ajudar. Quatro corpos foram entretanto retirados da água e continuam as buscas pelos desaparecidos.

O porta-voz da equipa de socorro, Kees Brinkman, espera agora conseguir encontrar os restantes, mas disse a uma televisão local que "as hipóteses de sobrevivência estão a diminuir" se eles ainda estiverem na água.

Em declarações oficiais, o Ministério de Defesa Holandês disse que dois navios da marinha estavam a ajudar no processo e que helicópteros estão a tentar "trazer as pessoas para zonas de segurança".

Os tripulantes do Corvus J., que embora tenha sofrido danos não corre risco de afundar, continuam a bordo do navio, que está também a auxiliar a operação de resgate.

A colisão, de causas ainda não apuradas, deu-se cerca das 19:15 locais (18:15 em Portugal) quando o navio das Bahamas 'Baltic Ace' e o cipriota 'Corvus J.' chocaram, a 100 quilómetros de Roterdão.

O 'Baltic Ace' dirigia-se para Kotka, na Finlândia, e o 'Corvus J'. para a Antuérpia, na Bélgica.

Quatro dos sobreviventes estão a ser transportados para o hospital de Roterdão e sete para uma base aérea na Bélgica.

A rota de navegação onde aconteceu o acidente é uma dos mais movimentadas do Mar do Norte e um importante ponto de passagem para navios a caminho do porto de Roterdão, o maior da Europa e o quinto maior do mundo

Exclusivos