Peristera: a discreta mas determinada primeira-dama grega

Betty, como é mais conhecida, e Tsipras estão juntos há 20 anos e têm dois filhos. É professora universitária e investigadora

Chama-se Peristera, que em grego significa "pomba", mas é mais conhecida por Betty. Conheceu Alexis Tsipras em 1987 e estão juntos desde 1994. A primeira-dama grega raramente aparece em público - ficou nos bastidores no discurso de vitória de Tsipras e não esteve na sua tomada de posse. O que torna ainda mais surpreendente a sua presença na viagem à Rússia, na qual surgiu sempre muito sorridente e descontraída.

Nascida em 1974 em Karditsa, na região da Tessália (centro da Grécia), Peristera Batziaka e Alexis conheceram-se no liceu de Ampelokipoi, em Atenas. Tinham 13 anos.

Participaram no movimento estudantil contra as reformas educativas do governo da Nova Democracia, no início dos anos 90, que incluiu a ocupação de escolas. Betty tinha aderido à Juventude Comunista em 1988 e incentivou Alexis a fazer o mesmo.

"Os alunos tomaram conta das escolas, vivendo e dormindo nelas durante semanas. O Alexis e a Peristera eram dois dos líderes do movimento", escreveu o jornal online grego Greek Reporter.

Leia mais na edição impressa e no epaper do DN

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG