Papa Francisco visita Albânia a 21 de setembro

Objetivo do sumo pontífice com a deslocação aos Balcãs passa por transmitir coragem "a um país que sofreu durante muito tempo as consequências das ideologias do passado".

O papa Francisco anunciou este domingo que irá visitar a capital da Albânia, Tirana, no dia 21 de setembro, com o objetivo de transmitir coragem "a um país que sofreu durante muito tempo as consequências das ideologias do passado".

O anúncio do sumo pontífice foi feito depois da oração do Angelus, celebrada todos os domingos, a partir da varanda do papa.

"Sinto-me feliz por anunciar que, aceitando o convite dos bispos e das autoridades civis albanesas, pretendo visitar Tirana no domingo 21 de setembro. Com esta breve viagem pretendo confirmar na fé a Igreja albanesa e dar o testemunho do meu ânimo a um país que tem sofrido muito por causa das ideologias do passado", disse o papa Francisco.

Para já, desconhece-se o programa da viagem, que irá decorrer apenas durante um dia.

Esta será a quarta viagem internacional do papa, depois de ter visitado o Brasil, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude católica do Rio de Janeiro, a Terra Santa, entre 24 e 26 de maio, e de visitar a Coreia do Sul, numa deslocação prevista para entre 14 e 18 de agosto.

Para além da visita à Albânia, o papa tem programada outra viagem ao Sri Lanka e às Filipinas, a 15 de janeiro.

O papa Francisco será, assim, o segundo sumo pontífice a visitar o país dos Balcãs, depois de João Paulo II ter estado na Albânia a 25 de abril de 1993, em plena guerra da Jugoslávia (1991-2001).

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG