O dia em que Artur Mas foi copiloto do Rei Felipe VI em Barcelona

O Rei de Espanha realizou hoje a sua primeira visita à Catalunha desde que foi realizada a consulta alternativa sobre a independência no dia 9 de novembro. Felipe VI assistiu à celebração dos 30 anos do Seat Ibiza.

Ao seu lado, no automóvel Seat Leon X-Perience que conduziu, o monarca espanhol teve um copiloto que tem tando de inesperado como de especial. Artur Mas, presidente do governo autónomo da Catalunha, acompanhou o rei até às instalações da marca de automóveis em Martorell (Barcelona).

Apesar de não ter havido discursos, as imagens falaram por mil palavras, mostrando Artur Mas e Felipe VI com um ar descontraído. Uma relação que parece diferir da que o líder catalão tem com o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy, com quem tem trocado duras acusações e críticas a propósito da Catalunha.

O rei espanhol, que realizou hoje a primeira visita após o 9-N, consulta popular em que 80% dos mais de dois milhões de votantes disseram "Sim" a uma Catalunha como Estado independente de Espanha, voltará no dia 11. Nessa data irá entregar medalhas de honra aos patrões da Catalunha, ocasião em que, refere o 'ABC', fará o seu segundo discurso nesta autonomia desde que sucedeu a Juan Carlos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG