Vitória de Al-Assad seria melhor de 3 'horríveis cenários'

O ex-diretor da CIA Michael Hayden considerou que Uma vitória do Presidente sírio no conflito no país poderia ser "o melhor de três muito, muito horríveis cenários", em que a vitória dos rebeldes não é contemplado em nenhum.

Michael Hayden, que dirigiu a agência de informação norte-americana entre 2006 e 2009, e a tão falada agora NSA, entre 1999 e 2005, fez a declaração ao intervir na sétima conferência anual sobre o terrorismo, organizada pelo grupo de reflexão Jamestown Foundation.

Depois de considerar os três cenários "incrivelmente horríveis", Hayden detalhou-os, começando com o da vitória de Bashar Al-Assad: "Devo dizer-vos que, neste momento, por muito horrível que pareça, estou inclinado a admitir que esta opção seria a melhor destas três muito, muito horríveis saídas eventuais do conflito. A situação torna-se cada minuto mais atroz."

Mas acrescentou que a saída que vê agora como mais provável é a dissolução do país entre fações rivais. "Isto significa também o fim [das fronteiras desenhadas em 1916 nos acordos franco-britânicos] de Sykes-Picot e conduziria à dissolução dos estados artificialmente criados na região depois da Primeira Guerra Mundial."

Acentuando esta possibilidade, Hayden acrescentou: "Receio muito a dissolução do Estado sírio. Isso provocaria o nascimento de uma nova zona sem governação, na encruzilhada da civilização". Previu que todos os Estados da região, designadamente Líbano, Jordânia e Iraque, seriam afetados.

"A narrativa, a história dominante do que se passa na Síria, é a tomada de controlo pelos fundamentalistas sunitas de uma parte significativa do Médio Oriente", acrescentou.

Esta evolução "significa a explosão do Estado sírio e do Levante como o conhecemos", adiantou.

Um terceiro cenário apontado foi o da continuação indefinida dos combates, "com os fanáticos sunitas a combaterem os fanáticos xiitas e vice-versa", hipótese em que "o custo moral e humano seria absolutamente proibitivo".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG