Senador apresenta proposta para armar rebeldes sírios

Robert Menendez, influente senador norte-americano, democrata, apresentou ontem um projeto de lei para fornecer armas a alguns rebeldes sírios, noticiou a Reuters.

Esta iniciativa surge numa altura de forte tensão entre Israel e Síria, após um alegado ataque israelita a um centro de investigação sírio durante o fim de semana. Numa altura em que o Presidente russo Vladimir Putin tenta evitar um alastrar do conflito pela região e em que o seu homólogo norte-americano Barack Obama está a ser cada vez mais pressionado a tomar uma posição.

Menendez, presidente do comité para as relações externas no Senado dos EUA, já defende há muito que se deve armar alguns dos grupos rebeldes sírios que lutam contra o regime do Presidente Bashar al-Assad, mesmo antes de surgirem as informações de que este estaria a recorrer ao uso de armas químicas.

Antes de se tornar lei, este projeto apresentado pelo senador democrata, eleito pelo New Jersey, ainda tem que ser aprovado quer pela câmara dos Representante, quer pelo Senado dos EUA, antes de ser ratificado pelo Presidente Barack Obama.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG