Reuven Rivlin, do Likud, eleito Presidente de Israel

O Parlamento israelita elegeu hoje como décimo Presidente de Israel uma figura de direita, Reuven Rivlin, para suceder a Shimon Peres, que teve um papel de destaque a favor da paz.

Após duas votações, Rivlin, considerado 'um falcão' de direita e apoiado pelo Likud, partido do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, obteve 63 votos contra os 53 do seu rival centrista Meïr Sheetrit. Três outros candidatos foram eliminados na primeira votação.

"Penso que os deputados ouviram o sentimento do povo", afirmou o Presidente eleito, em declarações à televisão, numa alusão às sondagens que o apontavam como o vencedor.

Reuven Rivlin, 75 anos, faz parte da ala mais à direita do Likud e nunca escondeu a sua hostilidade em relação à criação de um Estado palestiniano.

Advogado de formação, Rivlin começou a sua carreira política em 1988 ao ser eleito deputado pelo Likud. Foi por duas vezes presidente do Parlamento (2003-2006 e 2009-2013).

Em Israel, o Presidente não tem poder executivo, cabendo este ao primeiro-ministro.

Rivlin sucede a Shimon Peres, eleito em 2007 e que utilizou o cargo sobretudo para promover uma mensagem política a favor da paz.

Shimon Peres deixa as funções a 28 de julho, antes de completar 91 anos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG