Pelo menos três mortos após retomada da ofensiva israelita
Pelo menos três palestinianos morreram hoje pouco depois da retomada dos ataques militares israelitas em Gaza, revelaram as equipas de socorro.
O porta-voz dos serviços de emergência em Gaza, Ashraf al-Qudra, adiantou que dois homens foram mortos num bombardeamento próximo da fronteira no centro de Gaza, enquanto um terceiro foi morto em Khan Yunis, no sul.
O exército israelita anunciou às 07:00 GMT [08:00 de Lisboa] que iria retomar os ataques a Gaza, por terra, mar e ar depois de o movimento islamita Hamas e outras milícias palestinianas terem disparado 25 foguetes sobre Israel nas últimas horas.
"Na sequência dos incessantes disparos de foguetes do Hamas durante a janela humanitária, que foi acordada para o bem da população civil em Gaza, a [força de defesa de Israel] IDF irá retomar a sua atividade aérea, naval e terrestre na Faixa de Gaza", anunciou o exército em comunicado.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A nota pede à população civil palestiniana para não se aproximar das zonas de combate.
"Devido à flagrante violação da trégua humanitária pelo Hamas, o IDF está agora a retomar as atividades ofensivas", escreveu o porta-voz militar israelita, Peter Lerner, no Twitter.
Os meios de informação locais estão a noticiar "fogo massivo" da artilharia israelita e da Força Aérea, enquanto a televisão mostra densas colunas de fumo em várias zonas de Gaza.
Segundo o canal 10, Israel atacou as localidades de Khan Yunis, os campos de refugiados de Al Bureij e Shati, e vários bairros da capital, incluindo o já devastado Shahaiya.
Respondendo a um pedido das Nações Unidas, o gabinete de segurança israelita aceitou prolongar até à meia-noite de domingo (22:00 horas de Lisboa) o cessar-fogo humanitário cumprido durante o dia de sábado.
O movimento islamita Hamas recusou o prolongamento da trégua, que sábado permitiu às equipas de emergência retirarem mais de uma centena de corpos dos escombros, e nas últimas horas cerca de 25 foguetes foram disparados a partir de Gazasobre território israelita.
O Hamas e as outras milícias palestinianas impõem como condição para a trégua a retirada das forças israelitas de Gaza.
No sábado, os serviços de emergências recuperaram dos escombros 130 cadáveres, o que elevou o número de vítimas em Gazapara 1.147 mortos e mais de 6 mil feridos, segundo o Ministério da Saúde local.