Novos disparos de foguetes contra Israel

Israel foi atingido hoje de manhã por foguetes disparados da Faixa de Gaza anunciou o exército, acrescentando que as forças israelitas não responderam com ataques aéreos.

Cinco foguetes atingiram Israel, nas regiões de Ashdon e Ashkelon (no sul), enquanto outros dois foram intercetados no centro do país pelo sistema antimíssil "Iron Dome" (Cúpula de Ferro), acrescentou o exército.

Um disparo de morteiro matou o 43º soldado de Israel.

"Continuamos a respeitar a trégua humanitária. Não houve ataques aéreos apesar dos disparos de foguetes", disse o porta-voz do exército israelita, citado pela agência France Presse.

Cerca de 20 foguetes foram disparados durante a noite, tendo sido intercetados por "tiros de artilharia localizados".

O gabinete de segurança israelita, que reúne os principais ministros, respondendo favoravelmente a um pedido das Nações Unidas, aceitou prolongar até à meia-noite de domingo (22:00 horas de Lisboa) o cessar-fogo humanitário cumprido durante o dia de sábado.

O movimento islamita Hamas recusou o prolongamento da trégua, que sábado permitiu às equipas de emergência retirarem mais de uma centena de corpos dos escombros.

O gabinete de segurança israelita deverá voltar a reunir-se hoje, segundo os media locais.

A operação israelita "Proteção da fronteira", que visa destruir a capacidade de fogo do Hamas, começou a 08 de julho tendo entrado nove dias depois na fase terrestre.

Mais de 1.000 palestinianos, na grande maioria civis, morreram na operação, segundo os serviços de socorro palestinianos.

Do lado israelita, morreram 43 soldados e três civis.

Exclusivos

Premium

Livro

Antes delas... ninguém: mulheres que desafiaram o domínio masculino

As Primeiras - Pioneiras Portuguesas num Mundo de Homens é o livro com as biografias de 59 mulheres que se atreveram a entrar nas profissões só de homens. O DN desvenda-lhe aqui oito dessas histórias, da barrista Rosa Ramalho à calceteira Lurdes Baptista ou às 'Seis Marias' enfermeiras-paraqueditas, entre outras