Negociações UE-Irão em "bom ambiente"

Contactos entre Teerão e representantes dos "5+1" decorrem em Istambul e diplomatas iranianos aceitaram abordar o seu programa nuclear.

As conversações sobre o programa nuclear iraniano estão a decorrer de forma positiva e "totalmente diferente" das anteriores, em que o Irão se recusou a falar das questões nucleares, disse o porta-voz da diplomacia europeia, Michael Mann.

"As bases para novas conversações parecem reunidas", acrescentou.

O programa nuclear iraniano foi discutido, segundo o diplomata, contrariamente ao que ocorreu na última ronda de conversações, em janeiro de 2011, em que Teerão se recusou a falar das questões nucleares.

As conversações sobre o programa nuclear iraniano, suspensas há 15 meses, foram retomadas hoje em Istambul com representantes do Irão e do chamado grupo 5+1, integrado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU -- Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido -- e a Alemanha.

Um diplomata europeu presente na reunião disse, por outro lado, que a delegação norte-americana manifestou abertura para um encontro bilateral com os iranianos.

Questionado, o porta-voz confirmou, afirmando que "todos os países manifestaram interesse em reuniões bilaterais".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG