Mediador internacional para a Síria visita Médio Oriente

O mediador internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, inicia no sábado no Egito uma deslocação por uma dezena de países do Médio Oriente no âmbito dos esforços para a concretização da conferência de paz "Genebra 2", prevista para novembro.

Khawla Mattar, porta-voz de Brahimi, disse hoje ser provável que a deslocação inclua o Irão e a Síria, apesar de acrescentar que a iniciativa "ainda está a ser discutida e organizada".

A viagem do mediador deverá prolongar-se até ao final de outubro, acrescentou.

Numa referência à conferência "Genebra 2", Mattar recusou confirmar as datas de 23 e 24 de novembro, anunciadas por um responsável sírio, e assinalou que será o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a "convocar e enviar os convites no momento próprio".

A conferência de paz sobre a Síria "Genebra 2" é uma iniciativa da Rússia, Estados Unidos e ONU para tentar garantir uma solução política para a guerra civil através de negociações diretas entre o Governo de Damasco e a oposição.

Sobre a participação da oposição, Mattar recordou que os seus diversos representantes vão reunir-se na próxima quinta-feira em Istambul, aguardando-se que anunciem uma decisão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG