Mahmud Ezzat nomeado guia espiritual da Irmandade

A Irmandade Muçulmana nomeou hoje Mahmud Ezat como novo guia espiritual da organização após a prisão de Mohamed Badia no Cairo, informou a televisão estatal egípcia.

Badia, que se encontrava escondido desde julho, foi detido no bairro Nasser no centro do Cairo, perto da praça Rabaa al-Adawiya onde estiveram acampados os milhares de apoiantes do ex-presidente Mohamed Morsi, deposto pelos militares no dia 03 de julho.

Mohamed Badia encontrava-se no interior de um apartamento na companhia de Talaf Yousef, membro da organização religiosa que também foi preso pelas forças de segurança.

Na operação de detenção participaram unidades especiais das forças de segurança, além da polícia, que ocuparam a zona e impediram o acesso ao prédio antes de entrarem no edifício onde se encontrava Badia.

O site da estação de televisão oficial divulgou imagens captadas imediatamente após a detenção e que mostravam Badia, visivelmente cansado, vestido com uma túnica branca e escoltado pelos agentes da polícia.

A estação oficial informou também que após ter sido divulgada a notícia sobre a prisão de Badia a bolsa egípcia registou uma subida imediata.

De acordo com as normas internas da Irmandade Muçulmana, em caso de ausência, doença ou em qualquer emergência, o número dois da organização substitui o líder e, por isso, Ezat foi nomeado.

Na segunda-feira, a Irmandade Muçulmana denunciou a detenção de pelo menos 400 dirigentes durante o fim de semana e acusou as autoridades de terem torturado e morto 36 detidos na altura em que eram transferidos para uma prisão nos arredores do Cairo, no domingo.

Desde quarta-feira, dia em que o Governo lançou a operação de desmantelamento dos acampamentos de protesto no Cairo, a violência no país intensificou-se registando-se pelo menos 800 mortos, segundo as agências de notícias internacionais.

Nos confrontos registados na sexta-feira um dos filhos de Mohamed Badia foi atingido a tiro pela polícia na cabeça vindo a morrer no sábado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG