Contactos israelo-palestinianos terminam sem resultados

Uma série de cinco "encontros exploratórios" israelo-palestinianos na capital jordana para analisar a possibilidade de relanças as negociações de paz terminaram hoje sem qualquer resultado tangível, noticiou a agência AFP.

"Podemos dizer que o resultado de todos estes encontros foi nulo, porque Israel não deu um único passo para retomar as conversações", disse fonte próxima das conversações, que pediu para não ser identificada, depois da última reunião em Amã.

A fonte adiantou que o encontro foi o último e responsabilizou a recusa de Israel de parar com os colonatos pelo fracasso da reunião.

No entanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros jordano, Nasser Jawdeh, classificou os encontros como claros e sérios.

"Não haverá encontros na próxima semana entre palestinianos e israelitas para que possamos avaliar os resultados e as formas de passar à próxima etapa", esclareceu.

Em visita à região, a chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, declarou que os encontros de Amã ofereciam "importantes oportunidades" para reatar as conversações de paz.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou que se desloca na próxima semana ao Médio Oriente para encorajar as duas partes a empenharem-se seriamente e criarem uma atmosfera positiva para poder avançar.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG