Líder dos Verdes alemães perde imunidade por ter planta de marijuana na varanda

O vídeo data de agosto de 2014 mas só agora Cem Özdemir viu ser-lhe retirada a imunidade parlamentar.

A intenção era boa: apoiar as vítimas de esclerose lateral amiotrófica. Foi para isso que Cem Özdemir decidiu aceitar o desafio do balde de água gelado e em agosto gravou um vídeo na varanda da sua casa. As imagens depressa começaram a circular na Internet e não faltou quem reparasse na planta de marijuana ao lado do líder dos Verdes alemães.

Agora, depois de o Ministério Público alemão ter decidido retirar-lhe a imunidade parlamentar, Özdemir veio garantir que a planta foi "um presente" oferecido no final do Congresso do seu partido por um apoiante. O líder, de origem turca, explicou ainda ser habitual receber "flores" dos militantes.

Em declarações aos media alemães, Özdemir explicou que a planta surgia no vídeo de forma intencional, simbolizando a luta dos Verdes pela liberalização do consumo de canábis.

Na Alemanha só os agricultores estão autorizados a cultivar estas plantas e apenas com autorização prévia das autoridades. O cultivo e posse de plantas de marijuana é ilegal na maior parte dos casos e o Ministério Público considerou que a "intencionalidade do símbolo político" não exime Özdemir de cumprir a lei.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG