Libby Lan é a primeira bispa da Igreja Anglicana de Inglaterra

Libby Lane, tem 48 anos, e pôs fim ao domínio masculino na hierarquia clerical. A reverenda vai exercer o seu ministério em Stockport.

A Igreja Anglicana de Inglaterra ordenou hoje a primeira bispa na catedral de Iorque, 20 anos depois das primeiras ordenações de mulheres, pondo fim a séculos de domínio masculino na hierarquia clerical.

A reverenda Libby Lane - de nome completo Elizabeth Jane Holden Lane -, de 48 anos, foi designada em dezembro e vai exercer o seu ministério em Stockport, uma cidade desindustrializada, na zona de Manchester (noroeste de Inglaterra).

Em julho de 2014, no sínodo da Igreja de Inglaterra, foi aprovada a moção que permitiu a sagração de mulheres ao episcopado. A igreja inglesa permite, desde 1994, a ordenação de mulheres ao presbiterado.

O anglicanismo, a terceira maior comunhão a nível mundial, com 13,4 milhões de membros, nasceu de uma rutura com a Igreja católica no século XVI, depois da recusa do papa Clemente VII de conceder ao rei Henrique VIII a anulação do casamento com Catarina de Aragão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG