Kerry garante que EUA aplaudem esforços de Portugal

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, declarou hoje à entrada de um encontro com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, que Portugal "tem trabalhado muito arduamente para resolver desafios económicos significativos."

"Aplaudimos o trabalho que têm feito, as reformas e os esforços que fizeram", disse o chefe da diplomacia norte-americana, recordando que "Portugal tem laços históricos com os Estados Unidos e tem sido um forte e importante aliado."

"Mais recentemente, fomos acompanhados pelos nossos amigos portugueses nos nossos esforços no Afeganistão. Estamos muito gratos pelo seu compromisso e vontade de correr riscos", explicou o secretário de Estado.

Entre 1985 e 2013, John Kerry foi senador do Massachusetts, Estado onde existem muitos emigrantes açorianos, e recordou a ligaçãoo a essa comunidade.

"Vindo de Massachusetts, tenho uma história muito, muito longa com a comunidade luso-americana. Temos laços muito, muito fortes com Portugal e muito afeto por essa relação e esses laços", afirmou.

John Kery terminou a declaração lembrando que é casado com Teresa Heinz, uma mulher de origem portuguesa.

"Ouço português todos os dias em minha casa", disse, antes de se despedir em português com um "muito obrigado."

Por sua vez, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, lembrou o milhão e meio de luso-americanos que vivem nos EUA e garantiu que "os Estados Unidos podem continuar a contar com Portugal."

Os dois políticos reuniram-se depois durante cerca de 40 minutos e abordaram a questão da Base das Lajes, da cedência de um porto para transbordo de material químico vindo da Síria e vários temas de política internacional.

Machete reúne-se hoje ainda com o presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Senado, o senador Robert Menendez, o senador de Rhode Island, Jack Reed, e a senadora de Massachusetts, Elizabeth Warren.

AYS // ARA

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG