Presidente chinês chega à Tanzânia

O Presidente chinês chegou hoje à capital económica da Tanzânia, Dar es Salaam, a primeira etapa de um périplo africano que irá passar pela África do Sul e pela República do Congo, também designada por Congo Brazzaville.

Antes de viajar para a Tanzânia, o recém-eleito chefe de Estado chinês, Xi Jinping, deslocou-se a Moscovo (Rússia), a sua primeira visita oficial ao estrangeiro.

O líder chinês deverá permanecer até segunda-feira na Tanzânia, um parceiro africano privilegiado do governo de Pequim.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Tanzânia, Xi Jinping deve proferir, na segunda-feira, um importante discurso sobre as relações sino-africanas.

Cerca de 20 acordos deverão ser assinados durante a breve visita à Tanzânia, protocolos que vão incidir nas áreas da economia, da cultura e do desenvolvimento.

O Presidente chinês segue viagem depois para a África do Sul, onde vai participar, na terça e na quarta-feira, em Durban, na 5.ª Cimeira das grandes potências emergentes - BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Após a cimeira, Xi Jinping desloca-se ao Congo Brazzaville, concluindo o périplo africano, que visa, entre outros aspetos, confirmar a importância dos países emergentes na política externa chinesa.

Ler mais

Exclusivos