Presidente chinês chega à Tanzânia

O Presidente chinês chegou hoje à capital económica da Tanzânia, Dar es Salaam, a primeira etapa de um périplo africano que irá passar pela África do Sul e pela República do Congo, também designada por Congo Brazzaville.

Antes de viajar para a Tanzânia, o recém-eleito chefe de Estado chinês, Xi Jinping, deslocou-se a Moscovo (Rússia), a sua primeira visita oficial ao estrangeiro.

O líder chinês deverá permanecer até segunda-feira na Tanzânia, um parceiro africano privilegiado do governo de Pequim.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Tanzânia, Xi Jinping deve proferir, na segunda-feira, um importante discurso sobre as relações sino-africanas.

Cerca de 20 acordos deverão ser assinados durante a breve visita à Tanzânia, protocolos que vão incidir nas áreas da economia, da cultura e do desenvolvimento.

O Presidente chinês segue viagem depois para a África do Sul, onde vai participar, na terça e na quarta-feira, em Durban, na 5.ª Cimeira das grandes potências emergentes - BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Após a cimeira, Xi Jinping desloca-se ao Congo Brazzaville, concluindo o périplo africano, que visa, entre outros aspetos, confirmar a importância dos países emergentes na política externa chinesa.

Ler mais

Premium

robótica

Quando os robôs ajudam a aprender Estudo do Meio e Matemática

Os robôs chegaram aos jardins-de-infância e salas de aula de todo o país. Seja no âmbito do projeto de robótica do Ministério da Educação, da iniciativa das autarquias ou de outros programas, já há dezenas de milhares de crianças a aprender os fundamentos básicos da programação e do pensamento computacional em Portugal.

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...