Papa Francisco fará peregrinação à Terra Santa em maio

O papa Francisco anunciou hoje que viajará à Terra Santa entre 24 e 26 de maio, numa peregrinação que o levará a Belém, Jerusalém e também a Amã, capital da Jordânia.

O anúncio foi feito pelo próprio pontífice na oração do Angelus deste domingo, na praça de S. Pedro, no Vaticano, num "clima de alegria, típico deste período natalício".

"O objetivo principal será o de comemorar o histórico encontro entre o papa Paulo VI e o patriarca Atenágoras (de Constantinopla), que teve lugar exatamente a 5 de janeiro, de há 50 anos", explicou o papa Francisco.

"As etapas serão três: Amã, Belém e Jerusalém. Diante do Santo Sepulcro celebraremos um encontro ecuménico com todos os representantes das igrejas cristãs de Jerusalém, junto ao patriarca Bartolomeu da Constantinopla. Peço-vos que rezem por esta peregrinação", acrescentou.

Esta será a segunda grande viagem internacional do pontificado papa Francisco, iniciado em março, depois da peregrinação ao Rio de Janeiro e ao Santuário da Aparecida, no Brasil, em julho, durante as celebrações da XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A peregrinação à Terra Santa sucederá à realizada pelo papa Bento XVI, entre 8 e 15 de maio de 2009, quando o atual papa Emérito visitou a Jordânia, Jerusalém, Belém e Nazaré.

Ler mais