Paciente isolado no Hawai por suspeita de ébola

Uma pessoa que apresenta possíveis sintomas do vírus ébola está, actualmente, a ser observado numa unidade de isolamento no hospital de Honolulu, no Hawai.

Fontes oficiais do Departamento de Saúde do Hawai afirmaram que a investigação encontra-se apenas no início e que os testes que identificam o vírus ébola ainda não foram realizados. O médico epidemiologista responsável pelo caso disse ser possível que o paciente apresente outra patologia com sintomas semelhantes ao vírus da ébola, como malária, gripe ou febre tifóide. O diagnóstico não foi definitivamente determinado pelo facto do paciente encontrar-se em isolamento na unidade hospitalar.

Estão a ser também realizados estudos sobre o histórico de viagens do paciente com o intuito de verificar se este viajou recentemente para a África Ocidental, onde o vírus já matou mais de três mil pessoas. Algumas precauções estão a ser tomadas no local mas as entidades oficiais advertem que o caso não é alarmante.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.