Música "Happy Birthday to You" em disputa nos tribunais

O tema que canta "parabéns a você" em inglês está no meio de uma guerra judicial, porque sempre que é interpretado na TV ou no cinema é preciso que se pague pelo uso dos direitos. Agora, uma produtora decidiu ir para tribunal.

A Good Morning to You Productions (GMTY), que está a produzir um documentário acerca do tema "Happy Birthday to You" deparou-se com a obrigação de pagar 1500 dólares à Warner/Chappell para usar a música numa das cenas.

Apesar de ser uma das canções mais populares do mundo, esta está sujeita a direitos de autor, que cabem à Warner/Chappel. Discordado da obrigação de pagar, a produtora decidiu avançar para tribunal, o que aconteceu esta quinta-feira.

"Esta é uma ação para declarar inválido o direito autoral que o acusado Warner/Chappell afirma ter sobre a canção mais popular do mundo, 'Happy Birthday to You'", indica o processo, do qual a AFP obteve uma cópia.

A GMTY pagou os 1500 dólares que lhe foram pedidos, mas alega que o fez de forma "involuntária", receando ter de vir a pagar a multa de 150 mil dólares em que incorria caso não procedesse ao pagamento. A produtora defende que a música deve ser de uso livre.

Ler mais

Exclusivos