Israel anuncia disparos de mísseis em exercício

O Ministério da Defesa israelita anunciou hoje ter realizado "com êxito", durante a manhã, um tiro de míssil, no âmbito de um exercício militar conjunto com os Estados Unidos.

"O ministério da Defesa [israelita] e a agência norte-americana MDA (Missile Defence Agency) lançaram hoje de manhã, às 09:15 locais, um míssil radar de tipo 'Ankor'", de acordo com um comunicado do ministério.

"Este é o primeiro tiro de teste desta versão do míssil, que foi realizado (...) sobre o Mediterrâneo. Todos os elementos do sistema funcionaram em conformidade com a configuração operacional", acrescentou o comunicado.

Antes desta informação oficial israelita, o Ministério da Defesa russo tinha indicado ter detetado o lançamento de dois mísseis balísticos "da parte central do Mediterrâneo em direção à costa leste", sem precisar se visaram a Síria.

As agências noticiosas russas esclareceram posteriormente que os mísseis tinham caído no mar.

Apesar do adiamento de uma intervenção militar norte-americana na Síria, Israel está pronto a enfrentar qualquer alastramento do conflito para o seu território e destacou baterias antimísseis na fronteira norte.

Ler mais

Exclusivos