Durão Barroso vai dar aulas na Universidade de Genebra

O antigo presidente da Comissão Europeia foi nomeado professor convidado e vai dar aulas no Instituto de Estudos Globais, anunciou hoje a universidade em comunicado.

Durão Barroso vai dar aulas em maio no Instituto de Estudos Globais (GSI, na sigla em inglês) de Genebra, anunciou hoje a Universidade de Genebra em comunicado.

O ex-presidente da Comissão europeia e antigo primeiro-ministro de Portugal foi nomeado professor convidado pela Universidade de Genebra. As primeiras aulas do professor vão ser ministradas de 15 até 20 de maio de 2015.

Durão Barroso vai abordar o tema da política e das políticas europeias para os alunos de mestrado inscritos no Instituo de Estudos Globais e no Instituto de Estudos Internacionais e de desenvolvimento (HEID, na sigla em francês).

O político português estudou e trabalhou na Universidade de Genebra nos anos 1980 e sempre manteve conexões com os responsáveis académicos de Genebra, refere a universidade.

O antigo presidente da Comissão Europeia vai também lecionar na Universidade Católica temas relacionados com Direito, Gestão e Ciência Política e Relações Internacionais. Vai ainda assumir a direção do Centro de Estudos Europeus desta instituição. Barroso será também professor visitante na universidade Princeton, nos Estados Unidos da América.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.