Cáritas espanhola lamenta panfleto que distingue entre "pessoas em geral" e "ciganos"

A Confederação da Cáritas Espanhola, noticia a Europa Press, lamentou "profundamente" a distinção feita entre "pessoas em geral" e "ciganos" num panfleto atribuído à Cáritas d'A Corunha sobre recolha de roupa.

"Isto vai totalmente contra os valores profundos da instituição e do trabalho que desenvolvemos todos os dias pondo no centro do mesmo as pessoas, sem fazer qualquer distinção entre elas", indicou a Confederação da Cáritas Espanhola, que foi citada por aquela agência noticiosa espanhola.

Esta posição diz respeito a um panfleto que foi colocado a circular nas redes sociais, como o Twitter por exemplo, gerando uma vaga de indignação. No referido panfleto, atribuído à Cáritas Interparoquial d'A Corunha, lê-se que o serviço de recolha de roupa seria feito, entre as 09.00 e as 11.00, à terça-feira para "pessoas em geral" e à quinta-feira para "ciganos".

Aos responsáveis pela elaboração desta nota a Cáritas Espanhola recorda que na instituição "não há lugar para este tipo de afirmações" e, em simultâneo, agradeceu o trabalho feito pelos cerca de 79 mil voluntários.