'Blogger' morto à facada no Bangladesh

Washigur Rahman, de 27 anos, era conhecido por escrever contra o fundamentalismo religioso.

Um blogger de 27 anos foi morto à facada esta segunda-feira em Dacca, no Bangladesh, anunciou a polícia local. Este é o segundo homicídio de blogger no país, depois da morte de um norte-americano em fevereiro.

Washiqur Rahman foi "brutalmente esfaqueado até à morte esta manhã a cerca de 500 metros da sua casa em Dacca", disse à AFP o chefe da polícia local, Wahidul Islam.

Dois homens foram detidos após a agressão quando tentavam fugir da cena do crime.

Segundo outro autor ativo nas redes sociais, a vítima era conhecida por ter escrito contra "o fundamentalismo religioso". A informação não pode ainda ser confirmada junto da polícia pela AFP.

Esta morte ocorre um mês depois de um ataque similar contra o blogger norte-americano Avijit Roy, morto a golpes de catana quando entrava em casa com a mulher.

A morte do norte-americano suscitou a indignação no Bangladesh e estrangeiro, tendo originado manifestações de várias centenas de pessoas que reclamavam justiça.

Um islamita, considerado o principal suspeito da morte do blogger norte-americano, foi detido no início de março.

Ler mais

Exclusivos

Premium

adoção

Técnicos e juízes receiam ataques pelas suas decisões

É procurador no Tribunal de Cascais há 25 anos. Escolheu sempre a área de família e menores. Hoje ainda se choca com o facto de ser uma das áreas da sociedade em que não se investe muito, quer em meios quer em estratégia. Por isso, defende que ainda há situações em que o Estado deveria intervir, outras que deveriam mudar. Tudo pelo superior interesse da criança.