Avião da Letónia sem comunicações lança alerta no Reino Unido

Aparelho foi obrigado a aterrar por dois caças britânicos, mas tudo não passou de um mal entendido.

Dois caças da Royal Air Force britânica ultrapassaram a barreira do som para intercetar um avião de carga da Letónia que voava no sul da Inglaterra, obrigando-o a aterrar no aeroporto de Stansted.

Tudo porque o aparelho de construção russa ficou sem comunicações com a torre de controlo e temeu-se que representasse uma ameaça de segurança.

O Reino Unido elevou em agosto o seu nível de alerta terrorista, com o primeiro-ministro britânico a dizer que os militantes do Estado Islâmico que operam na Síria e no Iraque representam um perigo.

"As três pessoas a bordo falaram com a polícia e concluiu-se que tudo estava em ordem. O problema da falta de comunicação deveu-se a uma mudança na jurisdição do espaço aéreo", disse uma porta-voz da polícia de Essex à Reuters.

O avião de carga foi depois autorizado a continuar a viagem para Birmingham.

Uma vez que os caças ultrapassaram a velocidade do som, ouviu-se na região um barulho que muitos pensaram ter sido de uma explosão - originando muitos telefonemas para a polícia.

"Pedimos desculpa se vos assustámos durante a interceção bem sucedida esta tarde - só fazemos voo supersónico ao sobrevoar terra quando é absolutamente necessário", escreveu a Royal Air Force no Twitter.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.