19 partidos e 5 coligações querem participar nas eleições gregas de dia 20

Alexis Tsipras defende terceiro resgate e garante que vai liderar o próximo governo. Relação com a Rússia será das suas apostas.

Um total de 19 partidos políticos e cinco coligações enviaram ontem declarações para o Supremo Tribunal a mostrar a sua intenção em participar nas eleições de dia 20. Um número superior ao da votação de 25 de janeiro - 18 partidos e quatro coligações.

De acordo com a agência ANA-MPA, alguns destes interessados poderão não ter condições legais para aparecer no boletim de voto e que essa decisão será tomada pela 1.ª secção do Supremo. Uma das coligações em causa é a aliança recentemente anunciada entre os socialistas do PASOK e a Esquerda Democrática (DIMAR).

Segundo o jornal Protothema, há um partido desta lista que chama a atenção... pelo seu nome: Renovador Independente de Esquerda, Renovador de Direita, Renovador PASOK, Renovador Nova Democracia, Não à Guerra, Partido para a Operação Eu Concedo Terrenos, Eu Perdoo Dívidas, Salvo Vidas, Pan-Agrário Movimento do Trabalho da Grécia - PAEKE.

Leia mais na edição impressa ou no epaper do DN.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.