12 banhos gelados a não perder

Com a hashtag #IceBucketChallenge, correm o mundo através das redes sociais, servindo a mesma causa: angariação de fundos para associações de combate à esclerose lateral amiotrófica através de banhos gelados captados em vídeo.

É impossível haver quem desconheça este fenómeno que se tornou viral na internet. Conhecido internacionalmente como 'ice bucket challenge', a moda pegou em terras portuguesas como 'banho gelado' ou 'banho público'.

O propósito que começou por tomar proporções mais sérias numa campanha da ALS, nos Estados Unidos, uma associação de apoio aos doentes com esclerose lateral amiotrófica, ou também conhecida como doença de Lou Gehrig.

A campanha seduziu celebridades, desde a televisão, à música e ao futebol, e a lista de nomeados para o desafio não pára de crescer, havendo muito poucos a escapar à obrigação de entornar recipientes com água bem fria, contendo em alguns casos cubos de gelo.

De entre tantos outros que poderiam constar nesta seleção, o DN escolhe alguns dos vídeos que, além de bem sucedidos, irão certamente arrepiar.

5Banhos nacionais

Cristiano Ronaldo

O futebolista do Real Madrid aceitou o desafio, depois ter sido nomeado pelo ex-colega do plantel do Manchester United, Darren Fletcher. Depois de ter levado banho pelas mãos de Fábio Coentrão, no clube de treino de Valdebebas, Cristiano Ronaldo escolheu Jennifer Lopez, Beyoncé e Lil Wayne para cumprirem os "seus" banhos.

Sara Sampaio

A modelo portuguesa da Victoria's Secret não deixou de aderir à iniciativa, depois de ter feito parte das nomeações de Gigi Hadid, também modelo, juntamente com Joe Jonas e Michael Bublé.

José Mourinho

O 'Special One', atual treinador do Chelsea, levou a cabo o desafio lançado pelo avançado Didier Drogba. Mourinho chama agora a sua filha a cumprir o seu "banho gelado" e ainda James McAvoy e o cantor Bryan Adams.

Manhãs da Comercial

Vanda Miranda, Vasco Palmeirim, Nuno Markl e Pedro Ribeiro, a trupe de animação das manhãs na Rádio Comercial aderiu aos "banhos públicos" a favor da esclerose lateral amiotrófica. Em frente à Mediacapital Rádios, os locutores foram "banhados" por colegas da estação de rádio e doaram 500 euros à APELA - Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.

Raul Meireles

O jogador do Fenerbahce aceitou a nomeação do colega André Castro, e conta agora com a sua esposa e o seu pai tal como com os jogadores Bekir Irtegun, Bruno Alves, Pierre Webo e Dirk Kuyt, para a concretização do desafio.

7 Banhos Internacionais

Cocas

Este é sem dúvida o momento alto entre as celebridades que aderiram ao Ice Bucket Challenge: Cocas, o sapo dos Marretas, também aceitou banhar-se com água gelada e dando a sua contribuição à campanha internacional da ALS.

Oprah Winfrey

Nomeando a atriz Helen Mirren e o diretor Steven Spielberg, a apresentadora de televisão cumpriu o seu "banho gelado" - a muito custo - alertando para a campanha de sensibilização e angariação de fundos para a esclerose lateral amiotrófica.

Jamie Oliver

O chefe de cozinha britânico foi nomeado por três vezes para concluir o desafio, e assim o fez: com um balde de uma escavadora. E a pedido das suas filhas nomeou o ator Russell Brand e o Princípe Harry de Inglaterra.

George W. Bush

Depois de anunciar que faria uma doação por cheque, a sua esposa, Laura, decide despejar um balde de água gelada em cima do marido. O ex-presidente dos Estados Unidos da América aceitou o desafio depois de ter sido nomeado pela sua filha, na quarta-feira passada, e nomeou Bill Clinton para fazer o mesmo.

Bill Gates

Mark Zuckerberg nomeou o fundador da Microsoft para também ele contribuir para a iniciativa da ALS. Gates não quis ficar de fora e construiu uma estrutura que lhe permitiu concluir o desafio "melhor do que já foi feito", segundo o próprio.

Justin Timberlake e Jimmy Fallon

O cantor de 'Cry me a River' decidiu propôr o desafio ao apresentador e comediante Jimmy Fallon, resultando num vídeo bem gelado com uns quantos banhos públicos em simultâneo.

Daniela Ruah e Eric Christian Olsen

A atriz e o seu parceiro de série, Eric Olsen, decidiram enfrentar juntos o 'banho público' durante as filmagens de NCIS: Los Angeles. Outros elementos do elenco também já integraram a iniciativa.