Índia testa com êxito míssil com capacidade nuclear Prithvi-II

O míssil com capacidade nuclear Prithvi-II foi testado pela terceira vez. Diretor do programa militar indiano considerou "sucesso completo" a sucessão de ensaios.

A Índia testou hoje, com êxito, o seu míssil com capacidade nuclear Prithvi-II, com um alcance de 350 quilómetros e preparado para transportar ogivas de entre meia e uma tonelada, informaram fontes oficiais.

Este foi o segundo ensaio do género em menos de uma semana.

O projétil terra-terra foi disparado às 09:20 (03:50 em Lisboa) a partir de uma plataforma móvel situada numa base do exército do distrito de Baleswar, no estado de Orissa, indicou o diretor do programa militar, M.V.K.V. Prasad, à agência local PTI.

O responsável considerou "um sucesso completo" o lançamento do Prithvi-II (Terra-II), que já tinha sido testado por três vezes, a última das quais em meados de novembro.

A Índia mantém, desde a sua independência, uma corrida ao armamento com o vizinho Paquistão, que possui armas nucleares, mas nos últimos anos tem-se centrado no desenvolvimento de um poder dissuasor relativamente à China, país com quem mantém disputas fronteiriças.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG