Índia passa a ter um ministro do Yoga

Narendra Modi fez remodelação e nomeou Shripad Yesso Naik como ministro responsável pelas medicinas e práticas tradicionais, como o ayurveda, o yoga, a Unani, a Siddha e a homeopatia.

Naik, de 62 anos, eleito pela circunscrição de Goa Norte, era ministro do Turismo e passa a assumir aquela pasta específica depois de o presidente indiano ter decidido isolar aquelas áreas retirando-as da alçada do Ministério da Saúde.

Falando, no domingo à noite, no congresso mundial de ayurverdra, Modi explicou: "o yoga adquiriu um reconhecimento mundial para aqueles que querem viver sem stress e escolhem uma abordagem holística da saúde". O ayurvedra, prosseguiu, também conseguirá ter reconhecimento semelhante "se for apresentado de forma correta como um modo de vida".

Modi, nacionalista hindu, eleito presidenteem maio deste ano, defendeu em setembro perante a Assembleia Geral da ONU a criação de um dia internacional dedicado ao yoga. Este, argumentou, permite "descobrir o sentido da unidade entre o ser, o mundo e a natureza".

Na remodelação feita pelo chefe do Estado indiano, que conta com mais quatro novos ministros e 17 secretários de Estado, há ainda a assinalar a nomeação de um ministro da Defesa, Manohar Parrikar, refere a AFP.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG