Homem mais velho da Austrália tricota camisolinhas para proteger pinguins

As pequenas camisolas que Alfred Date faz protegem os pinguins-fada da Austrália de derrames de petróleo.

Alfred Date, a quem chamam Alfie, é o homem mais velho da Austrália e passa o seu tempo a tricotar pequenas camisolas para pinguins, que ajudam a protegê-los de derrames de petróleo. Alfred, de 109 anos, respondeu ao apelo da Penguin Foundation, que recolhe camisolas para proteger uma colónia de pinguins na ilha australiana Phillip Island.

Alfred Date aprendeu a tricotar nos anos 1930 com a sua cunhada e, quando os funcionários do lar onde vive souberam, propuseram-lhe fizesse camisolas para os pinguins-fada de Phillip Island. "Acho que estava aqui há doze horas, talvez treze", contou ao programa australiano 9Stories. Diz que como nunca aprendeu a dizer que não, acabou por passar o seu tempo a tricotar camisolinhas.

As camisolas ajudam a proteger os pinguins dos químicos tóxicos no mar após um derrame de petróleo. O petróleo faz com que as penas fiquem pegajosas, e torna-as menos impermeáveis. Os pequenos pinguins-fada de Philip Island ficam nervosos quando estão cobertos de óleo, e têm dificuldade em manter-se quentes, algo que as camisolas ajudam a evitar.

"Estamos muito agradecidos pelas doações que recebemos e pelo tempo e dedicação para as criar", disse uma representante da fundação, Lauren Jones. "Mas não precisamos de mais camisolas".

Segundo a reportagem do programa 9Stories, Alfred continua a tricotar cachecóis para os amigos e pequenos chapéus para bebés prematuros. E embora as mãos percam a destreza, Alfred é perfeccionista. "Gosto de tricotar sem me enganar e não faço desculpas para os meus erros", disse o homem de 109 anos. "Mas acho que até há uma desculpa para uma pessoa que já ultrapassou o tempo normal de vida".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG