Governo de Nicolás Maduro faz com que o whisky esteja ao preço do leite

Compradores de Caracas descobriram hoje nas lojas garrafas de Buchanan de 12 anos a metade do preço, devido ao subsídio estatal para comprar dólares.

O subsídio criado pelo Governo de Nicolás Maduro para a compra de dólares para adquirir produtos de importação está a ser usado pelo Estado para oferecer ao público whisky velho a metade do preço - hoje à venda por cerca do equivalente ao leite -, bem como pinheiros do Canadá ou bonecas Barbie, tudo a preços reduzidos.

Ao mesmo tempo, noticia hoje a Reuters, o país mantém problemas de fornecimento em bens de primeira necessidade, incluindo leite ou produtos médicos, como alguns medicamentos ou seringas.

"O que temos é uma desordem completa", disse àquela agência Asdrubal Oliveros da consultora Ecoanalitica, sediada em Caracas. "[O Govermo] subsidiou fundos para bens como brinquedos e roupa para dar a sensação que as faltas estão a ser supridas", completou.

O sistema de controlo monetário do Governo tem dificuldade em distribuir o limitado número de dólares disponível, numa altura em que a queda do preço do petróleo agrava a situação das finanças públicas, escreve a Reuters. Uma situação que pode levar à cavalgada da inflação numa economia que se estima esteja em recessão.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG