Um soldado morto em ataque a viatura militar na Turquia

Um soldado morreu hoje e outros trinta ficaram feridos num ataque a uma viatura militar no oeste da Turquia, revelaram duas cadeias de televisão locais citadas pelas agências AFP e AP.

A viatura militar, um miniautocarro, percorria uma estrada na província da Izmir quando uma bomba explodiu à sua passagem por volta das 08:00 locais (6:00 em Lisboa).

O veículo foi depois atacado com disparos de metralhadora e os soldados responderam também com disparos, segundo a televisão NTV.

Os autores do ataque não foram ainda oficialmente identificados, mas o incidente ocorre num momento em que se têm registado intensos combates no sudeste da Turquia entre as forças de segurança e os rebeldes curdos do PKK.

No domingo, o ministro turco do Interior revelou que 115 rebeldes curdos foram mortos durante uma grande ofensiva militar lançada a 23 e 24 de julho no sudeste da Turquia contra o PKK.

O PKK, considerado uma organização terrorista pela Turquia e por grande parte da comunidade internacional, luta desde 1984 pela independência para o Curdistão. O conflito já causou mais de 45.000 mortos.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG