Tesouro do Nuestra Senora de las Mercedes está em casa

Foi a última etapa de uma viagem de começou há 200 anos.O tesouro regressou a Espanha, mas por razões de segurança não foi divulgado o local provisório onde foi colocado.

"Hoje termina uma jornada que começou há 200 anos. Completa-se assim a missão da Mercedes. Se eles (marinheiros) não conseguiram chegar ao seu destino, pelo menos a carga chegou." Foi emocionado que o embaixador de Espanha para os Estados Unidos, Jorge Dezcallar, reagiu ontem, em Tampa, Flórida, à partida do tesoura da Mercedes para o seu país.

"Hoje nós recuperamos um legado histórico e um tesouro. Isso não é dinheiro, é a nossa história", acrescentou Dezcallar na base militar onde um batalhão de trabalhadores estavam ocupados a preparar a expedição.

A aeronave com o tesouro chegou hoje ao seu destino. As 595 mil moedas vão agora ser analisadas e limpas por especialistas. Só depois será decidido onde irão ficar, mas o mais provável é, dada a quantidade, serem distribuídas por vários museus.

A fragata da Marinha espanhola Nuestra Señora de las Mercedes naufragou ao largo do cabo de Santa Maria, no Algarve, a 5 de outubro de 1804. Deixou Montevidéu, em agosto, ainda que a sua proveniência original fosse Lima, no Peru. Estava carregado de ouro e de prata. O naufrágio matou 249 marinheiros. 51 pessoas sobreviveram e narraram a trágica história.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG