Soldado francês agredido por desconhecido

Um militar francês que estava de patrulha no bairro de negócios de La Défense, nos arredores de Paris, foi hoje atacado por um homem desconhecido, que o golpeou com uma lâmina, ferindo-o no pescoço.

O soldado, que foi socorrido por outro patrulha e assistido pelos bombeiros junto à estação de metro onde foi atacado, antes de ser levado para o hospital, "não corre perigo", adiantou uma fonte policial, sem dar mais detalhes sobre o agressor e os motivos do ataque.

A polícia, que procura o agressor fugitivo, está a analisar os vídeos das câmaras de segurança da zona e do metropolitano.

Segundo a descrição divulgada pela cadeia de televisão francesa BFM TV, o agressor "é um homem do Norte de África, com 25 a 30 anos, 1.90 metros de altura e barba e vestia camisa negra e túnica árabe".

O agressor pôs-se em fuga depois de atacar, pelas costas, o soldado, que patrulhava a zona, no âmbito do reforço do plano de alerta contra o terrorismo.

O Presidente francês, François Hollande, afirmou que não descarta "nenhuma hipótese" sobre o ataque.

"Embora ainda não saibamos as condições nem as circunstâncias exatas da agressão, nem tão pouco a identidade do agressor, devemos analisar todas as hipóteses e não descartar nenhuma", vincou François Hollande, à margem da cimeira da União Africana, que decorre em Addis Abeba, capital da Etiópia.

Numa altura em que a França acolhe o Festival de Cinema de Cannes e o torneio de ténis de Roland Garros, François Hollande pediu aos militares franceses que reforcem "a atenção" e aumentem a "vigilância".

Questionado sobre a ligação deste ataque com um semelhante registado em Inglaterra, na quarta-feira, o Presidente francês respondeu: "Não creio que, neste momento, se possa estabelecer uma relação, mas analisamos todos os elementos."

Na quarta-feira, um soldado britânico foi morto por dois homens armados, supostos militantes islâmicos, em Londres, num ato que o Governo britânico já classificou como "manifestamente de natureza terrorista".

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG