Separatistas querem criar Estado federal no leste

O autoproclamado "governador" de Donetsk, Pavel Gubarev, propôs hoje a criação de um Estado federal no leste da Ucrânia, após o referendo convocado pelos separatistas para 11 de maio naquela região e na vizinha Lugansk.

"Temos que realizar, o quanto antes, esta eleição, porque outras regiões do sudeste querem seguir o nosso exemplo. Queremos unir-nos no novo e grande Estado federal Novorossiya (como era conhecida esta zona da Ucrânia nos tempos do império russo czarista)", escreveu Pavel Gubarev, na sua página do Facebook.

Pavel Gubarev, "eleito" governador popular, numa votação de braço no ar, durante um encontro realizado na capital da região mineira, a 01 de março, assegurou que a consulta de 11 de maio implantará "a independência da (autoproclamada) República Popular de Donetsk (RPD)".

"Depois podemos formar o nosso governo e órgãos executivos, determinar a estrutura da nossa economia e fazer com que todo o dinheiro que ganhamos fique na República", escreveu o líder dos rebeldes, que se encontra em prisão preventiva.

Um tribunal de Kiev decretou, a 07 de março, dois meses de prisão preventiva para Gubarev, detido pelo Serviço de Segurança da Ucrânia após a revolta e tomada de edifícios governamentais por homens armados nas regiões de Donetsk e Lugansk.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG