Schäuble considera espionagem dos EUA "estúpida"

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, descreveu a espionagem norte-americana ao seu país de "estúpida", dizendo que "tanta estupidez só dá vontade de chorar".

Em declarações à estação de televisão Phoenix, o ministro disse ainda que a chanceler Angela Merkel não acha este caso "nada divertido".

Pela segunda vez em cinco dias, a justiça alemã abriu um inquérito por causa de um alegado espião que, segundo os media, trabalhava também para os EUA. De acordo com o 'Süddeutsche Zeitung', o homem trabalhava para o Ministério da Defesa, enquanto o 'Welt' escreveu que é um soldado.

Na sexta-feira, já tinha sido detido outro suspeito, de 31 anos, que integra os serviços de informações da Alemanha. Terá sido agente duplo durante dois anos e estado ao serviço da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em Inglês), dos EUA, segundo informações divulgadas pelo semanário 'Der Spiegel' e o diário 'Suddeutsche Zeitung'.

As relações entre os EUA e a Alemanha deterioraram-se depois de o ex-analista de informações Edward Snowden ter revelado que a NSA espiou o telefone pessoal de Merkel, durante anos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG