Rubalcaba nomeado candidato socialista a primeiro-ministro

O Comité Federal do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), ratificou hoje o nome do ex-ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, como candidato socialista às próximas eleições gerais espanholas.

Alfredo Rubalcaba, número dois do actual primeiro-ministro espanhol, anunciou esta sexta-feira que deixará de imediato o Governo para se dedicar em exclusivo a preparar as próximas eleições gerais à frente dos socialistas espanhóis.

A nomeação do ex-ministro do Interior espanhol e porta-voz do Governo surge depois de José Luis Zapatero ter anunciado em Abril que não se iria recandidatar a primeiro-ministro nas próximas eleições gerais, previstas para o início de Março do próximo ano.

O Comité Federal do PSOE reuniu-se este sábado em Madrid para confirmar oficialmente Rubalcaba como o candidato do partido, pouco antes de este pronunciar o seu discurso como aspirante a líder do Governo espanhol perante 1.200 militantes e convidados.

A sua saída do Governo obrigará Zapatero a proceder a uma remodelação governamental apenas oito meses antes das próximas eleições.

Nas próximas eleições, Alfredo Rubalcaba irá defrontar o líder do Partido Popular (PP) espanhol, Mariano Rajoy, que foi derrotado em 2004 e 2008 por Zapatero.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG