Rubalcaba apresenta candidatura à liderança do PSOE

Mais de um mês depois da derrota para Mariano Rajoy, Alfredo Pérez Rubalcaba anuncia na quinta-feira, dia 29, a sua candidatura a secretário-geral dos socialistas espanhóis.

O 38.º congresso do PSOE, no qual se escolherá o nome do sucessor de José Luis Zapatero, realiza-se nos dias 3,4 e 5 de Fevereiro.

Mas o antigo ministro do Interior e candidato socialista às eleições de 20 de Novembro não deverá ser o único a colocar o seu nome no boletim de voto. A sua previsível rival será Carme Chacón, ex-ministra da Defesa, que lançou na semana passada um debate interno no partido (com a plataforma "Muito PSOE por fazer") e deverá apresentar a sua candidatura no início de Janeiro.

Segundo a imprensa espanhola, Rubalcaba decidiu apressar o anúncio da sua candidatura visto contar com um importante apoio interno. Hoje, esteve reunido em Sevilha com o secretário-geral dos socialistas da Andaluzia, José Antonio Griñán. Da Andaluzia saem 25% dos delegados socialistas enviados ao Congresso.

O anúncio da candidatura está marcado para a tarde de quinta-feira, na sede da UGT em Madrid, de acordo com o 'El Mundo'.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG