República Checa disposta a participar no novo projecto

A República Checa apoia o novo projecto de escudo antimíssil dos Estados Unidos e está disposta a participar nele, anunciou hoje o primeiro-ministro checo, depois de se reunir com o vice-Presidente norte-americano.

"Estamos preparados para participar nessa nova arquitectura", declarou Jan Fischer numa conferência de imprensa conjunta com Joe Biden.

"Apreciei a declaração do primeiro-ministro segundo a qual a República Checa está disposta a participar nesta nova arquitectura", disse por seu lado o vice-Presidente norte-americano.

Joe Biden disse ainda que em Novembro uma delegação de peritos visitará Praga para desenvolver este projecto de defesa comum que "vai ser tratado no âmbito da NATO".

O Presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou em Setembro uma reconfiguração do projecto do seu antecessor, George W. Bush, para a instalação de um sistema de defesa antimíssil na Europa de Leste, concretamente na Polónia e na República Checa.

O novo sistema, que também já obteve o apoio da Polónia e da Roménia, baseia-se na defesa contra mísseis de curto e médio alcance e não de longo alcance como o anterior projecto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG