Quando Isabel II brincava com bonecas

Bonecas francesas e de vários géneros, um serviço de chá em miniatura em formato de coelho e um cavalinho de madeira são alguns dos brinquedos que estarão em exposição no Palácio de Buckingham este verão. A roupa usada pelo príncipe George no batizado também será mostrada.

O carrinho de bebés que a rainha Isabel II empurrava pelos jardins de Buckingham Palace aos dois anos, e com o qual foi fotografada, era um dos seus brinquedos preferidos e é um dos muitos objetos que podem ser vistos na exposição Royal Childhood (Infância real). Mas não só.

Também serão mostradas as pequenas roupas usadas pela rainha, por William e Harry e até o vestido de batizado usado pelo bisneto da rainha, o príncipe George, filho dos Duques de Cambridge, uma já antiquíssima réplica do vestido encomendado pela Rainha Vitória para a sua filha. A fonte do batismo dos Windsor também estará em exposição.

Os brinquedos e memórias de infância escolhidos pela curadora Anna Reynolds, do Royal Collection Trust, representam mais de 250 anos de história da realeza.

As escolhas sublinham relações familiares (as bonecas usadas pela rainha Isabel II e a irmã, Margarida), a imaginação da realeza britânica (há bonecos feitos pela rainha Vitória inspirados no que via no ballet e na ópera) e gostos que perdurariam vida fora, como os dois cavalinhos da rainha, uma grande amante da equitação.

A pequena cozinha que faz parte da Casinha da rainha, oferecida pelo povo Gales, em 1932, quando Isabel II fez seis anos também atrair atenções. Foi recriada para a exposição. Tem luz elétrica e água corrente. Continua a ser um dos locais preferidos das crianças reais no Palácio de Buckingham, segundo o jornal The Guardian.

Foram escolhidos mais de 100 objetos dos pequenos príncipes e princesas que cresceram no Palácio de Buckingham. Nunca antes tinham sido mostrados ao público.

A exposição está aberta entre 26 de julho e 28 de setembro, coincidindo com a a abertura de verão da casa da rainha Isabel II.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG