Príncipe Carlos preside amanhã à cimeira da Commonwealth

Carlos, o Príncipe de Gales e herdeiro da coroa britânica, celebra hoje 65 anos de idade, na véspera da cimeira da Commonwealth, no Sri Lanka, na qual substituirá a Rainha Isabel II. Pela primeira vez desde 1971, a monarca não participará na reunião.

Aos 65 anos, o príncipe Carlos ainda aguarda para desempenhar a função para qual se preparou a vida toda: ser o Rei de Inglaterra. Ao contrário da sua mãe, a Rainha Isabel II, que subiu ao trono com 25 anos de idade em 1958, o príncipe Carlos vai ser o Rei mais velho de Inglaterra se suceder à mãe.

Carlos festeja o seu aniversário na companhia da mulher Camila, a duquesa da Cornualha, num complexo turístico no estado indiano de Kerala, onde se encontra em viagem oficial.

O aniversário do Príncipe Carlos ocorre na véspera da cimeira da Commonwealth (Comunidade de Nações), que irá realizar-se amanhã em Colombo, capital do Sri Lanka. O Príncipe Carlos irá substituir a Rainha Isabel II que, pela primeira vez em 40 anos, irá faltar ao evento. O evento é realizado a cada dois anos, com o objetivo de discutir questões globais. Uma oportunidade para o Príncipe de Gales começar a tomar lentamente o lugar da Rainha. Nos próximos tempos é provável que outras funções que a Rainha atualmente realiza e que envolvem viagens ou esforço físico sejam gradualmente desempenhadas por Carlos.

Será a estreia do Príncipe Carlos nesta reunião com os líderes dos 53 países pertencentes à Commonwealth. Durante o encontro, os Estados membros da organização vão procurar consensos sobre matérias de políticas e desenvolvimento económico globais, nomeadamente o comércio internacional. Irão também discutir temas relacionados com a livre circulação dos cidadãos dos países-membros e procurar definir uma agenda de reforço da cooperação económica no seio da organização. A Commonwealth é composta por vários países que faziam parte do Império britânico (com exceção de Moçambique e do Ruanda).

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG