Principais anúncios feitos por Rajoy

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou hoje no debate do Estado da Nação um conjunto de medidas económicas para combater o desemprego e outras relativas às administrações públicas e à luta contra a corrupção.

Estas são as principais medidas anunciadas:

- A partir de janeiro de 2014 as empresas com uma faturação anual de menos de dois milhões de euros ao ano não terão que pagar o IVA até que tenham cobrado as faturas às quais corresponda o pagamento do imposto.

- Medidas para reduzir os custos de intermediação financeira e apoiar a liquidez das empresas, com as que pretende mobilizar recursos de quase 45.000 milhões de euros.

- Reformas no setor energético, nas estruturas ferroviárias, transporte, logística e parque habitacional.

- Nova lei para a reabilitação, regeneração e renovação urbana, que incluirá um plano de ajudas às associações de proprietários, com o fim de incentivar a reabilitação de edifícios.

- Novo Plano de pagamento a fornecedores, dotado com 2.700 milhões de euros.

- "Compromisso irrevogável" em avançar na redução de duplicidades administrativas, na simplificação de procedimentos e na eficiência na gestão de serviços comuns.

- Redução de até 100% das contribuições para a Segurança Social para as empresas com menos de 250 trabalhadores que façam contratos a tempo parcial com vinculação formativa a menores de 30 anos.

- Um "amplo acordo" contra a corrupção, ampliando a lei de transparência a partidos, sindicatos e organizações empresariais, e com uma "lei orgânica de controlo da atividade económica e financeira dos partidos".

- Uma auditoria da situação patrimonial de todos os cargos públicos no final do mandato e que incrementará as penas por corrupção e o prazo de prescrição deste tipo de delitos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG