Primeiro-ministro enaltece comportamento do povo norueguês

O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, elogiou hoje, durante um discurso no parlamento, a maneira como o povo norueguês reagiu aos ataques do passado dia 22 de Julho, que fizeram 77 mortos.

"O meu maior agradecimento ao povo norueguês, que mostrou um sentido de responsabilidade quando foi necessário, que preservou a sua dignidade, que optou pela democracia", declarou Stoltenberg, diante de um hemiciclo totalmente cheio.

Na presença do rei Harald V da Noruega e do filho, o príncipe herdeiro Haakon, os membros do Storting, o parlamento norueguês de uma só câmara, respeitaram um minuto de silêncio em memória das vítimas e entoaram o hino nacional.

Na mesma ocasião, o presidente do parlamento, Dag Terje Andersen, proferiu o nome de cada uma das 77 pessoas que morreram nos dois ataques perpetrados pelo extremista de direita Anders Behring Breivik, de 32 anos.

No próximo dia 21 de agosto, a Noruega irá prestar uma homenagem, a nível nacional, a todas as vítimas mortais do duplo atentado, mas também às respectivas famílias e a todos os profissionais que prestaram o auxílio necessário naquela ocasião, anunciou ainda o primeiro-ministro.

"A geração do 22 de Julho é a dos heróis e da esperança", afirmou Jens Stoltenberg.

"Graças a eles, poderemos encarar o futuro com uma crença renovada nos nossos valores fundamentais e com esperança de que a semente do diálogo e da tolerância continua enraizada", concluiu o chefe do Governo norueguês.

Breivik reconheceu na segunda-feira passada diante do tribunal a autoria dos dois atentados que tiveram como alvo a sede do governo norueguês, no centro de Oslo, e um acampamento de jovens do Partido Trabalhista norueguês, realizado na ilha de Utoya, perto da capital norueguesa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG