PM compra carro com fundos para desastres naturais

O primeiro-ministro da Albânia, Sali Berisha, comprou um automóvel de luxo blindado com 500 mil euros retirados de um fundo de reserva para catástrofes naturais, noticiou hoje a agência espanhola EFE, citando "media" locais.

A aquisição do veículo foi aprovada no ano passado por um decreto do conselho de ministros, que foi inicialmente mantido em segredo.

A estação de televisão privada Top Channel mostrou esta semana imagens do automóvel, um Mercedes topo de gama blindado, a chegar à alfândega de Tirana. A imprensa albanesa noticiou ainda que o dinheiro para adquirir o veículo - que servirá para o uso pessoal de Berisha e para o transporte de dignatários estrangeiros - foi retirado de um fundo de emergência do Estado albanês destinado a lidar com desastres naturais.

Na Albânia, um dos países mais pobres da Europa, o salário médio mensal é 250 euros.

A aquisição do veículo causou um escândalo político, com a oposição albanesa a acusar Berisha de despesismo e corrupção por comprar um "bunker sobre rodas". O Partido Democrático, de Berisha, disse que as críticas são meras "calúnias".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG