Pelo menos dois mortos em tiroteio no leste da Ucrânia

Pelo menos duas pessoas morreram e outra ficou ferida, esta noite, na sequência de um tiroteio envolvendo nacionalistas radicais e militantes pró-russos, na cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, informaram hoje as autoridades locais.

"Tratou-se de uma provocação muito bem planeada", afirmou o chefe da administração regional de Kharkiv, Igor Baluta, em declarações à agência Interfax-Ukraine.

Segundo indicou o mesmo responsável, o tiroteio ocorreu depois de um pequeno autocarro, que era procurado pela polícia, ter irrompido numa das praças onde decorria um protesto de pró-russos e dos seus ocupantes terem lançado petardos contra os manifestantes.

Igor Baluta disse ainda que, de acordo com relatos de testemunhas, a viatura foi utilizada por homens que usavam máscaras para atacar, no passado sábado, dia 08, participantes de um encontro pró-russo.

Segundo testemunhas citadas pelo canal Rússia 24, após o incidente na praça, os manifestantes pró-russos dirigiram-se para a sede da formação radical ultranacionalista ucraniano 'Setor das Direitas', junto ao qual se encontrava estacionado o veículo e tentaram tomá-lo de assalto.

Os ocupantes ultranacionalistas é que abriram fogo, segundo fonte policial citada pela AFP, que não indicou, porém, se os manifestantes pró-russos ripostaram.

O edifício foi depois cercado pela polícia e após várias horas de negociações, os militantes do 'Setor das Direitas' depuseram as armas e entregaram-se.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG