Novo líder mundial dos anglicanos foi entronizado

O novo arcebispo de Cantuária, Justin Welby, foi hoje entronizado, assumindo a liderança de 80 milhões de anglicanos em todo o mundo depois de tomar o lugar de Rowan Williams.

Welby, um ex-executivo de 57 anos, foi formalmente empossado na Catedral de Cantuária como chefe da Igreja de Inglaterra diante de 2.000 convidados, entre os quais o primeiro-ministro David Cameron e o Príncipe Carlos.

A arcediago de Canterbury, Sheila Watson, desempenhou um papel fundamental na missa e tornou-se a primeira mulher na História a entronizar um arcebispo, momento que marca o início formal do sacerdócio de Welby.

A entronização aconteceu apenas dois dias depois da missa de inauguração do novo líder de 1,2 mil milhões de católicos, o Papa Francisco, ter ocorrido.

No sermão, Welby disse que queria promover uma maior aproximação com os outros cristãos e sarar as divisões entre os próprios anglicanos face à questão das mulheres poderem ser ordenadas bispos.

"A Igreja transforma a sociedade quando assume os riscos de renovação na oração, de reconciliação e de uma declaração confiante das boas novas de Jesus Cristo", afirmou Welby.

Desde que oficialmente se tornou arcebispo, numa cerimónia realizada a 4 de fevereiro na catedral de São Paulo, em Londres, Welby não se tem afastado de questões políticas, afirmando que possíveis reformas sociais prejudicariam as crianças mais vulneráveis.

Welby é casado e tem cinco filhos, tendo subido ao topo da indústria do petróleo e desistido de receber um salário de seis dígitos para se tornar padre.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG