Morreu Glafcos Clérides, antigo presidente de Chipre

O antigo presidente de Chipre Glafcos Clérides morreu hoje, aos 94 anos, numa clínica de Nicósia, anunciou o seu médico.

"Infelizmente, o nosso histórico dirigente morreu às 18:20 horas (16:20 em Lisboa)", declarou Joseph Kasios aos jornalistas, que aguardavam notícias sobre Clérides, Presidente de Chipre de 1993 a 2003, ao longo de dois mandatos.

A agência cipriota CNA tinha divulgado pouco antes que o ex-chefe de Estado estava em estado "muito crítico e irreversível".

Veterano da II Guerra Mundial e fundador do partido conservador do atual Presidente cipriota, Nicos Anastasiades, estava doente há vários anos.

Foi um dos principais motores da entrada de Chipre na União Europeia, concretizada em 2004, apesar de ver gorados os seus esforços para reunificar a ilha, dividida entre a República de Chipre (cipriota-grega) e a República Turca de Chipre do Norte.

Presidente do Parlamento cipriota entre 160 e 1976, Clérides assumiu a presidência interina da ilha na sequência da deposição de Mgr Makarios após o golpe militar nacionalista que levou à ocupação turca do norte de Chipre.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG