Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão visita Kiev no sábado

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walter Steinmeier, vai reunir-se no sábado na Ucrânia com o primeiro-ministro, Arseni Iatseniuk, e o presidente interino, Oleksander Turtchinov, anunciou hoje o seu porta-voz.

O objetivo da viagem é, principalmente, "exprimir o apoio alemão à estabilização política e económica da Ucrânia", mas também "dizer de forma muito clara" que a Alemanha defende "uma política para todos os ucranianos da parte do novo Governo", disse o porta-voz, Martin Schafer.

O porta-voz lembrou que a última visita do diplomata à Ucrânia, acompanhado pelos homólogos francês e polaco, aconteceu há exatamente um mês, na qual teve um papel decisivo na mediação entre o regime pró-russo do então Presidente, Viktor Ianukovich, e os manifestantes pró-europeus.

Steinmeier quer "recolher informações em primeira mão sobre a situação na Ucrânia com a nova liderança política em Kiev", acrescentou o porta-voz, adiantando que o ministro dos Negócios Estrangeiros irá também a Donetsk, no leste do país, para uma reunião "com o governador e outras partes interessadas".

O anúncio da viagem de Steinmeier à Ucrânia acontece no mesmo dia da decisão da Rússia de eliminar o desconto na venda de gás ao seu vizinho e depois de os cidadãos da Crimeia terem votado esmagadoramente pela separação da Ucrânia e integração na Rússia, o que foi confirmado a meio da semana pelo Parlamento russo.

Na sequência da decisão da anexação da Crimeia à Rússia, Estados Unidos e União Europeia decidiram impor sanções ao país liderado por Vladimir Putin.

MBA // VM

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG